Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corcel Negro é referência de ação conjunta

    Após as prisões, embargos de siderúrgicas e apreensões efetuadas na última semana durante a operação batizada de “Corcel Negro”, os trabalhos continuam. De acordo com declarações feitas pelos promotores de Justiça Marcelo Guedes e Ediene Lousado, a investigação está sendo aprofundada e os materiais apreendidos analisados.

    A operação desmontou uma cadeia produtiva de carvão ilegal dos biomas Caatinga e Cerrado em 25 municípios dos estados da Bahia e Minas Gerais, foi amplamente noticiada pela imprensa e passou a ser tida como referência do trabalho realizado em conjunto por promotorias de atuação diferentes e outros órgãos.

    “Após essa análise serão feitas as denúncias que forem necessárias nas áreas cível e penal”, é o que diz Guedes, também coordenador do CEAMA - Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Meio Ambiente. Além disso, o promotor comenta que está havendo uma maior fiscalização; sistema e procedimentos de órgãos ambientais, e do Ibama, estão sendo revistos para garantir mais rigor.

    A mega-operação que envolveu o esforço conjunto dos ministérios públicos da Bahia e de Minas Gerais, polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Ibama, secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Meio Ambiente (Sema), conseguiu embargar a produção de quatro siderúrgicas, apreendeu cerca de mil toneladas de ferro-gusa, 78 caminhões, 5 mil metros cúbicos de carvão, 22 armas e prendeu 40 pessoas, sendo 23 delas só na Bahia, além do cumpridos 26 mandados de busca e apreensão.

    Para a promotora Ediene Lousado, coordenadora do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, alguns obstáculos foram superados durante a missão, culminando no seu sucesso. “O maior desafio pra mim foi o fato de ser a área muito grande, ou seja, as distâncias percorridas longas, com os alvos muito espalhados e tudo dar certo. Lidar com muita gente também foi um desafio, mas sem essa parceria não teríamos conseguido”.

    Já para Guedes a logística era uma preocupação que foi superada. “A logística da operação foi facilitada com o empenho de todas as instituições envolvidas nos municípios. Contamos com dois helicópteros, um avião, cem viaturas. Ou seja, até a logística da operação que nos preocupava no início, percebemos que foi tranquilamente vencida”.

    EXEMPLO - Tanto para Guedes, como para Lousado, “Corcel Negro” foi uma operação que pode servir de exemplo. “Foi uma experiência fantástica. Estávamos acostumados a atuar isoladamente e essa ação demonstrou que unidos podemos fazer muito mais, trazendo ganhos não só para a instituição como para a sociedade.

    A ação pode servir inclusive de referência para outros colegas”, aponta Ediene Lousado. A opinião é compartilhada pelo colega. “Foi um amadurecimento institucional muito grande, somando esforços para fazer cumprir a lei, cada um com suas atribuições e competências”.

    • Publicações554
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corcel-negro-e-referencia-de-acao-conjunta/2792197

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)